O INSTITUTO

Reproduzir vídeo

O Instituto Sérgio Sette Câmara (ISSC) foi criado em 2009 em Belo Horizonte por pessoas de diversos setores da sociedade para promover e auxiliar a formação de atletas ligados ao esporte motorizado. Em especial o piloto que lhe dá nome, desde seus primeiros passos no kart. Por meio dele foi possível pleitear a inclusão de projetos através das leis Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte, que, sob a forma de renúncia fiscal, se converteram em apoios fundamentais para uma trajetória que levou Serginho a disputar F-3 e F-2; se tornar reserva na F-1 com testes na categoria e, desde 2020, titular no Campeonato Mundial da Fórmula E.

A dimensão social sempre teve papel de destaque. Em parceria com a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) o ISSC ajuda a cuidar de crianças com paralisia cerebral através de tratamentos específicos com médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e enfermeiros. O suporte também se estende às famílias dessas crianças, que recebem todo o apoio necessário para o cuidado especial com elas.

O ano de 2021 trouxe a chance de concretizar uma ideia há muito alimentada pelo Instituto e pelo piloto. E retribuir todo o apoio recebido ao longo deste período, através de um projeto com o esporte como pano de fundo. O AUTOMOBILISMO EDUCACIONAL nasceu da vontade de aproximar a prática do automobilismo de crianças e adolescentes que, pela condição de vulnerabilidade social, dificilmente teriam acesso a ela. E auxiliar em seu processo de crescimento e qualificação como cidadãos. Objetivos plenamente alcançados já na primeira turma, e que se renovam com as seguintes.

OBJETIVOS:

– Oferecer atividades esportivas como complemento à formação dos alunos de escolas públicas;

– Melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes participantes;

– Promover a integração completa entre os alunos do Projeto;

– Desenvolver atividades esportivas compatíveis com as faixas etárias dos participantes;

– Oferecer a prática do kartismo para crianças e jovens de famílias socialmente desfavorecidas.