IDEAIS

ESPORTE

Em todos os níveis de prática, a atividade esportiva é uma ferramenta poderosa. Une, desafia, faz bem ao corpo e à mente e pode ser o caminho para uma trajetória de vida. Os grandes campeões se transformam em ídolos e referências, servem de inspiração e modelo, mostram até onde é possível chegar com talento e trabalho.

Não por acaso, o esporte é algo ensinado na escola, desde muito jovem. Nem sempre revela profissionais vitoriosos – a detecção de talentos e o suporte para que mostrem seu potencial é algo fundamental –; mas ajuda a forjar valores como o companheirismo e o trabalho em equipe, além de ensinar a lidar com a noção da derrota e da vitória; trabalha reflexos, concentração e capacidade rápida de resposta. Não por acaso, é algo recomendado por médicos e especialistas para toda a vida.

EDUCAÇÃO

O Instituto Sérgio Sette Câmara acredita na educação como instrumento de transformação por uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Uma educação que vá além do simples aprendizado de conteúdos, regras e fórmulas e forme cidadãos mais preparados, conscientes e prontos para buscar seu espaço, capazes de realmente fazer a diferença.

Essa crença foi a base para o Projeto Automobilismo Educacional, que vai muito além de uma simples escolinha de kart para crianças e adolescentes. A partir da sua origem em condição de vulnerabilidade social, o objetivo é discutir temas relevantes, introduzir uma prática esportiva saudável e proporcionar todos os benefícios provocados por ela. Trazer para as meninas e meninos experiências potencialmente importantes para seu futuro como pessoas.

SUSTENTABILIDADE

O Planeta Terra grita por socorro, e é cada vez mais fundamental estar atento e responder a seus sinais. Os efeitos da atividade humana, especialmente a partir da Revolução Industrial, provocaram uma mudança climática visível. As temperaturas mais extremas colocam em risco a sobrevivência de todos – elevam o nível das marés, provocam maior número de fenômenos como furacões e tempestades, apontam para a desertificação de áreas consideráveis. 

Faz-se urgente desenvolver e abraçar ações que melhorem esse panorama sombrio e preocupante. Dar prioridade a fontes renováveis de energia, reduzir as emissões de carbono na atmosfera, assegurar o futuro de rios e oceanos. O que pode começar em cada um de nós com a reciclagem e o reaproveitamento de materiais; o consumo consciente e a busca por uma mobilidade amiga do ambiente. Todos, sem exceção, têm seu papel e responsabilidade nesse desafio. Dele dependem as futuras gerações.

MOBILIDADE URBANA

As grandes cidades em todo o mundo vivem um momento de expansão, nem sempre acompanhada pelo desenvolvimento de sua infraestrutura de mobilidade urbana. O número de veículos em circulação cresce, aumentando as emissões de gases que poluem a atmosfera e tornando a missão de se deslocar cada vez mais demorada e complicada. Em Belo Horizonte, uma pessoa que trafegue todos os dias chega a perder, por ano, 64 horas de seu tempo presa em congestionamentos (*). 

Torna-se cada vez mais importante apostar em alternativas limpas e complementares capaz de desafogar o trânsito e permitir deslocamentos mais inteligentes e dinâmicos. Modais como o metrô e os trens urbanos; estímulos ao uso de veículos não-poluentes (bicicletas, patinetes elétricos) por meio do investimento em uma rede de ciclofaixas são bons exemplos. 

 

(*) Fonte: Tom Tom Traffic Index Ranking 2021